quarta-feira, 14 de abril de 2010

A postura profissional é parceira da boa educação

O que você entende sobre postura profissional?
Os desafios profissionais, a superação alcançada e os valores pessoais são muito importantes para o crescimento profissional. Porém, são as lições que aprendemos desde cedo, dentro de nossas casas e que levamos para toda nossa vida, que conseguimos formar nossa postura diante da vida, do trabalho e das pessoas que estão em nossa volta. São elas:

- Respeitar o outro;
- Saber se comportar em público;
- Honrar compromissos;
- Manter a organização.

Além destes itens básicos e essenciais, buscar seu desenvolvimento constante e realizar suas atividades com qualidade também são ferramentas que irão diferenciar sua postura profissional. Portanto, ao iniciar qualquer experiência profissional, procure entender quais são as competências valorizadas naquele ambiente de trabalho. Investir nelas é o primeiro passo para realizar suas tarefas com qualidade.

A auto-crítica é fundamental para sua mudança de comportamento. Analise sua atuação, comunicação, forma de interação com companheiros de trabalho. Veja se pode desenvolver novas possibilidades de postura. Aconselho procurar leituras que possam te auxiliar nesta caminhada.

Para fechar, deixo uma parábola para sua reflexão:

Decidindo como agir

“Um colunista conta uma história em que acompanhava um amigo a uma banca de jornais. O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas como retorno recebeu um tratamento rude e grosseiro.

Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, o amigo do colunista sorriu polidamente e desejou um bom fim de semana ao jornaleiro.

Quando os dois amigos desciam pela rua, o colunista perguntou:

- Ele sempre trata você com tanta grosseria?
- Sim, infelizmente foi sempre assim...
- E você é sempre tão polido e amigável com ele?
- Sim, procuro ser.
- Por que você é tão educado, já que ele é tão grosseiro com você?
- Porque não quero que ele decida como eu devo agir.”

Boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário